quarta-feira, 20 de março de 2013

CORES DOS DIAMANTES



Os diamantes coloridos adquirem as cores devido à presença de substância em sua estrutura  que é  determinante para a referida cor.
1)  Diamante amarelo.
                     A cor determinante no diamante amarelo é o nitrogênio.

2)    Diamante vermelho
      A mais rara das cores. Observa-se que em 30(trinta) anos de certificações no GIA (Gemological Institure of America) não há menção de um diamante puro vermelho. O diamante de 0,95ct (noventa e cinco pontos do quilate) vendido em Nova Yorque  tinha várias inclusões.
       O que determina a cor em diamantes vermelhos é a deformação plástica, um capricho da natureza.

3)     Diamante rosa.
      O diamante rosa tem como fator determinante de cor também por deformação plástica. Nos últimos anos a procura por diamante  rosa cresceu vertiginosamente.

4)    Diamante azul.
       Nos diamantes de cor azul o fator determinante dessa cor é a presença de boro  em sua  estrutura. Pode variar do mais claro azul  até o azul mais escuro. Alguns são misturados com cinza, o que deprecia o valor da pedra.

5.  Diamante negro.
       Os diamantes negros têm esta cor devido a presença de fissuras contendo substancias, na maioria sulfato, deixando-os opacos. 
 
6.       Diamante marrom.
      Os diamantes marrons são da mesma família dos diamantes rosas e vermelhos e pode parecer estranho mas as mesas características de estrutura que determinam essas cores são encontrados nos diamantes marrons. O Brasil e a Austrália são os maiores produtores dessa cor de diamantes.

- 38 -






      
Os diamantes marrons são conhecidos pelos nomes de    “Champanhe e Conhaque”. É importante não confundir o diamante  “fancy brown” com o diamante comum e portanto de menor valor. Para ter maior valor o diamante tem que ser em sua classificação de cor a palavra “Fancy Brown”.